Eu não fiz anotação para reportar rigorosamente, mas vou colocar minha visão simples e de como foi a madrugada de quarta.
Chegamos (eu e a Elaine) na fazenda em São Luiz do Purunã/PR, perto da meia-noite. O Fernando já nos recebeu com sua alegria costumeira e falando do C9 do Antonio.
Enquanto eu montava o telescópio, o Antonio guardava seu telescópio pois teria que voltar para Curitiba, e após algumas conversas sobre algorítimos, linguagens de programação meu telescópio estava montado.
01:00AM comecei olhando Júpiter, com três luas e 1 em ocultação (Europa). Aproveitei e testei meus filtros coloridos da Celestron, e o o Azul 80A foi muito proveitoso para realçar o planeta. Aproveitei aumentos com as Oculares ED de 8mm e 5mm, com a Baader de 8mm da Elaine, e as ortoscópicas do Fernando 8 e 5mm se não estou enganado. Acompanhamos a saída de Europa da ocultação.
Mesmo com a lua forte a Oeste, observei a Nebulosa de Órion(M42), e ela estava muito bonita (acredito que era a saudades de ver a nebulosa) . Coloquei o Filtro Oxigen III que destacou a nebulosa. O filtro colorido Azul 80A também destacou a nebulosa.
Depois passei pelas Pleiades (m45), M41 no Cão Maior. Com a lua descendo no horizonte olhei a Nebulosa da Tarantula(C106) , eta de Carinae(C96) e 47Tucanae(C104).
Cometas:
C/2012 V2 Linear - Tentei olhar este as 03:50 , entre o Cruzeiro do Sul e Ômega do Centauro, mas esta com magnitude 13, fora do limite visual da noite.
C/2013 R1 Lovejoy - 04:00AM A Elaine achou ele pelos binóculos , confirmando no mapa com o Fernando, Mag 8. Eu coloquei as coordenadas no Goto e o Telescópio acertou de primeira. Um coma notável por binóculos, e nítido no 254mm, observei com o oculares de 32mm e 15mm.
Aqui uma bela foto do Fernando:
C/2012 S1 Ison - Este dei sorte, na primeira tentativa, estava atrás de uma árvore. Esperei alguns minutos, brinquei com o telescópio voltando ao Lovejoy, e depois voltei para o Ison. Lá estava ele, quase no meio da ocular, o coma, muito claro contra um ceu cinza claro. A mag no stellarium era de 6, mas muito difícil de qualificar no ceú cinza e sem estrela perto para comparar.
Fique esperando ele subir, e fui olhar , acompanhar e atrapalhar o Fernando com seu auto-guide nas fotografias do Lovejoy.
Mas em 10 minutos o sono foi irresistível e as 05:00AM deitei no banco ao lado da mesa e "ronquei".
Acordado pela Elaine com o dia clareando, guardei as coisas rapidamente e as 06:10 estávamos voltando pois tinha compromisso as 07:00 com a escola do filho. Acredito que foi a primeira vez que vi o Fernando suar guardando seus "diretórios" , desculpe pelo apuro Fernando.
Na volta fomos presenteados com uma bela neblina ao longe nas áreas mais baixas, um belo visual.
E foi assim uma bela madrugada de caça a cometa.
- Editado 16/11/2013- Não resisti e peguei um certificado da NASA de obervação do cometa ISON: