domingo, 4 de maio de 2008

ATM - Focalizador novo e tripé novo


Aproveitei a armação de ferro para fixar a parte de madeira, o disco do suporte do tubo tem 13 cm de diâmetro.

Eu e o Reginaldo estavamos conversando sobre um focalizador de 2polegadas e seus precinhos meio salgadinho.

Depois de algumas conversas combinamos de montar dois focalizadores para atender as nossas necessidades. O focalizador tinha que ser robusto (aguentar uma camera sem deslizar) e suportar as oculares de 1,25" e 2". E no meu caso para as minhas surradas oculares de 0,98"....

Procuramos alguns focalizadores e escolhemos este projeto da página do Dunna
(http://www.geocities.com/CapeCanaveral/3505/crayford/crayford.htm). Agradeço ao Dunna por publicar o trabalho para a comunidade.

Gastamos perto de 100,00 para montar dois focalizadores e sobrou material para fazer mais dois (Se alguém quiser podemos montar mais dois, eheheh) Incluso no preço um caríssimo macho para fazer rosca fina (30,00) que vai ser usado para muitas outras coisa, ehehehe)

Particularmente gostei muito do projeto e do resultado. Eu não tinha experiência para mexer com alumínio, mas gostei muito do resultado final, fora as horas de muitas risadas e brincadeiras na confecção dos focalizadores. Gastamos duas tardes para montar as crianças, e o resultado as fotos mostram.

Aproveitei a mudança de focalizador, para melhorar meu tripé, que sofria de problemas de tremedeira e falta de praticidade de manobrar, e adaptei a idéia dobsoniana a minha montagem, agora ficou estável e até que ficou bonito... para o pai, todos os filhos são bonitos :) eheheheh

8 comentários:

  1. oi martins, estou na fila para estes outros 2.... meu focalizador é um lixo de plastico que torna as observações cansativas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Reginaldo

    Então, só combinarmos. Construir o focalizador e instalar no teu tele :)

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito bom, Marcelo. Pelas imagens entendi que voce usou um tubo de aluminio com mais de 2" dentro e fez um anel de PVC marrom para reduzir para 2", foi isso ? Mais uma pergunta, voce usou a mola para facilitar o ajuste da pressão ? Parabens !

    ResponderExcluir
  4. Olá Dunna
    Isso, o tubo de alumino é emenda de eltroduto de 2", assim comprei uma redução de PVC para 2", perfilei para ficar mais bonitinho.
    Não coloquei mola, só a rosca do parafuso para fazer a tensão. Ficou bem firme para aguentar uma ouclar de 2" e leve para ajustar o foco. Eu fiquei muito feliz.
    Obrigado por ter colocado teu projeto 'na internet, usei ele para montar esse :)

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho medo das oculares de 2" principalmente se for wide angle. Dizem que é um caminho sem volta ainda mais se for uma premium. Se vc olhar por uma não vai querer saber das ploss e orthos. Eu sei que esse dia chegará mas por enquanto estou feliz com meu set de oculares.
    Gostei do focalizador ! Bem prático e no espírito atm !

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Opa

    Olha, estou com uma de 30mm, 80graus... é uma maravilha. Vale todo o esforço desde a comprta aé o uso. E continuo usando as pequenas sem problemas.

    Eu já fiz algumas modificações no Focalizador, depois posto novas fotos.

    ResponderExcluir