segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Nevoeiro - Cordilheira - 13-12-2008




Geralmente quem faz observação não gosta de sair a campo em lua cheia. Mas como o "Nevoeiro" não é nada tradicional, organizamos uma saída para observar a lua também. Fomos ao Clube da Cordilheira (uma escola e área de salto de parapente).

Chegamos por volta de umas 5:30 da tarde, com muito sol e calor. O pessoal do cluibe estava praticando, e logo achamos um lugar para colocar nossas "tralhas".

O Leandro e o Filó subiram o morro para ver o pôr do sol, eu que não tenho "disposição" para a subida, fiquei observando eles subirem.

Ao anoitecer pudemos observar Júpiter, nebulosa de Órion, Plêiades.... e em seguida a LUA!!! Uau, como estava bonita, e mesmo com o filtro lunar dava para ficar cego olhando ela pelo telescópio.

Antes de anoitecer eu convidei o pessoal do clube da cordillheira para observar. E apareceram várias pessoas, que adoraram ver Júpiter, Nebulosa de örion e a lua arrancou vários comentários felizes. Foi muito legal, apesar de um vento muito forte que atrapalhava um pouco a observação. Até fotos tiraram :)

No final, perto da meia noite, nublou, e paramos para descansar, onde o Filó nos agraciou com sua Viola e vinho :) ( pena que nosso repente foi meio de improviso, ehehehe)

Após isso, o Leandro foi embora. Eu e o Filó ficamos acampados, e programamos acordar pelas 4:00 da madruga para ver Saturno... Mas eu perdi o horário, e no fim graças ao Filó que me acordou 5:30, pudemos ver Saturno com seus anéis quase totalmente alinhados com a Terra, ficando só um risquinho.... E aproveitamos para ver um belo nascer do sol.

Foi uma noite muito legal, pelo pessoal do clube da cordilheira que gostou de ver os objetos celestes, e pela compania do Filó, Pedro e Leandro.

Se eu não sair mais para observar esse ano, fechei com chave ouro com meus amigos esse ano.

Outras fotos e relatos em:

http://fisocafi.multiply.com/photos/album/22/Cordilheira_13-12-2008

http://www.ceuprofundo.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=88&forum=25&post_id=725#forumpost725

Nenhum comentário:

Postar um comentário