Felipe, Leandro, Reginaldo, Elaine, Neide, Sérgio, Giovana, Bruna, ..., Sr. Antonio e eu escondido no Tele do Felipe
Olá
Sábado o grupo nevoeiro fez uma rápida observação em Almirante Tamandaré, na Chácara da CELEPAR.
O tempo prometia, estava limpo, e a lua só nasceria as 12:30. E se não tivesse neblina, seria uma boa oportunidade para o evento.
O motivo da reunião foi uma entrevista que o Jornal da PUC (Jornal Comunicare) iria fazer com nosso grupo sobre astronomia, e achamos legal marcar a entrevista em campo, mostrando o que realmente fazemos, e não só blá blá blá.
Sai de casa, e com o Felipe Arruda esperamos o pessoal do Curso de Jornalismo da PUC, nos reunimos e fomos até a Chácara da CELEPAR em Almirante Tamandaré.
Bom, o pessoal da PUC (Giovana, BRuna, [esqueci o nome do rapaz.. que droga] e o Sr. Antonio) são pessoas maravilhosas, mostraram-se interassados pelo grupo e espero que tenham gostado do nosso encontro.
Chegando na chácara, acabei sendo primeiro (18:00h) , eu e o Felipe montamos os telescópios. Rapidamente começou a anoitecer e começamos a mostrar algums objetos para nossos convidados:
- Saturno
- Caixinha de Jóais
- a dupla Alpha do Centauro
- A estrela do pé da Cruz que tem seu tom azulado -
- Aglomerado do ômega do Centauro
- Betelguese - A linda estrela de espectro vermelho
- Nebulosa de Órion - M42
- Eta de Carine
- e outros que acabei esquecendo, preciso me disciplinar e anotar as coisas que observo.
Bom, nossos convidados ficaram maravilhados com o que observamos, e destaque para a Bruna que adorou as estrelas Sirius e Betelguese. E para o Sr. Antonio, pessoa maravilhosa e de agradável compania, e que espero que apareça mais vezes em nossos encontros.
Em seguida, chegou a ELaine com seus pais (Neide e Sérgio), o Reginaldo e o Leandro.
Fizemos várias observações e por volta das 21:00hs a maioria do pessoal foi vencido pelo frio e foram embora. Tirei uma foto para marcar o encontro
Da foto, da Esquerda para Direita ( Felipe, Leandro, Reginaldo, Elaine, Neide, Sérgio, Giovana, Bruna, ..., Sr. Antonio e eu escondido no Tele do Felipe :)
Ficamos (eu, Felipe, Reginaldo) e em seguida apareceu nosso amigo Alfonso, e em conjunto resolvemos o grande mistério do começo do Ano, e conseguimos observar o FAntasma de Júpiter. Nebulosa planetária azul, e numa bela definição do REginaldo, é uma estrela Azul GORDA :)
O Reginaldo ainda fechou a noite com outra nebulosa planetária, e pegamos mais alguns objetos, como a Nebulosa do Carangueijo, m4 em escorpião, M6 e M7.
Era quase meia noite, e vencidos pelo frio e umiadade que consensavas rápidamente, fomos embora, muito felizes pelo encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário