terça-feira, 5 de setembro de 2017

Manchas Solares em 05/09/2017

Hoje tive um tempo e coloquei o telescópio para olhar se havia alguma mancha solar.

Para minha grata surpresa, havia várias, e foi muito interessante observar elas. Até me lembrou um pequeno escorpião (use a imaginação).

 Fiz um registro para lembrar desta data:


Clique na imagem para zoommmmm....

Usei meu telescópio 150mm, filtro Baader,  sem acompanhamento, método afocal com ocular SuperPlossi de 20mm, e 15 exposições com ISO 6.800, velocidade 1/200, 15 fotos que empilhei com o software AutoStakkert.

Pesquisando para saber os nomes das manchas, encontrei este site: , mas ele não mostra qual é nome na imagem, e por isso eu não consegui saber qual é qual :(



Tem uma falsa mancha, ou na ocular ou no sensor da câmera, nesse caso o ponto em destaque abaixo não é uma mancha solar:





........
PS. Usei filtro Baader, apropriado para observação do sol... Para os nutelas, não olhe para o sol com binóculo/luneta/telescópio/lupa, vai ficar cego na hora.

2 comentários:

  1. oi gente, tenho observado coisas estranhas no céu, gostaria de saber o que pode ser. meu sogro tem um laser de alcance, ele não fica apontando para aviões, mas recentemente a gente estava descansando na lage e olhando para o céu, e ele apontou para um 'aparentemente' cometa. Era uma bolinha de luz viajando pela abobada celeste... Então esse 'cometa' lançou uma luz mais forte, como se estivesse respondendo ao brilho do laser. meu sogro fez de novo, e novamente uma luz intensa. A coisa parecia estar muito alta... depois desse ocorrido, conseguimos observar o mesmo fato em outras noites. Eu tenho uma ideia do que pode ser, mas não quero dizer agora. Preciso de uma opinião de especialistas, pq minha família está surtando achando que são ets. obrigada.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marilia

      Pela descrição voces viram é o que chamamos de "flare de Satélite Iridium". Voce pode ver mais detalhes de como ocorre esse aumento de brilho nesta pagina:
      http://www.adventurezone.com.br/print.php?id=187

      Uma grande parte de satélites podem ser vistos a noite, voce pode acompanhar o horario para as coordenadas GPS da sua região por está página:
      http://www.heavens-above.com

      Excluir