sexta-feira, 21 de maio de 2021

Observação de Estrelas Variáveis

Relato do cantinho do Tele:

Tenho tentando observar estrelas variáveis,  fazer um acompanhamento e registrar os dados.  Até me candidatei a participar de um grupo de observadores de estrelas variáveis, a  Comissão de Estrelas Variáveis da UBA, onde fui aceito. 

Este grupo reporta suas observações  para a AAVSO.org, (Assossiacao Americana de estrelas variáveis). Com isso podemos tem um gráfico da variação de brilho das estrelas com contribuição de muitos voluntários, coisa que sozinho seria bem mais impreciso e com poucos dados.

Para iniciar, peguei duas estrelas , S Car e R Car, ambas na  Constelação de Carinae

S Car é tranquilo de observar  por binóculo 7x50, é relativamente fácil de localizar no Céu, E é bonita, pois é uma estrela de espectro avermelhada, por isso ela se destaca das estrelas ao redor. 

R Car, já foi mais complicado para mim, com estrelas com Magnitude 8, 9 ou 10 e até mais fracas, acredito que só em uma chácara com céu mais escuro (Classificação 3 ou 4 na escal de Bortle) será possível para uma observação  com binóculos.

Por isso, resolvi me aplicar um pouco, e tirei algumas fotos com a Câmera fotográfica e o telescópio aqui do quintal de casa.

Abaixo listo meu passos para conseguir observar essa estrela:

Primeiro, fiz a astrometria para garantir que fotografei  a estrela certa, por isso utilizei o site Astrometry.net e enviei a foto para analise, com o resultado abaixo:



Vendo que a estrela R Car aparece no campo (estrela HD82901), o próximo passo é comparar com a Carta que baixei do site da AAVSO:


A estrela R Car, é essa no centro, com a cruz, as outras são as estrelas de referência e com seus valores de Magnitude (sem a virgula, uma estrela de magnitude 4,5 fica 45 na carta).

O próximo passo, usando as 3 imagens (Foto, imagem da astrometry.net e carta da AAVSO) identifiquei as estrelas de referencia. E fiz isso manualmente, usando um  programa simples de edição de imagens,  O resultado foi esta imagem abaixo:

R Car esta marcada com os dois tracos brancos, e as estrelas que usei de referencias com suas magnitudes.

Concluindo, fiquei satisfeito com o resultado, consegui realizar a tarefa de estimar a magnitude, e comparando com as últimos relatórios no banco de dados da AAVSO, estimei a magnitude dentro da margem de erro :)

Gostei da atividade, foi desafiador observar , mesmo com o GOTO. E foi legal porque fiz do quintal de casa, sem precisar deslocamento ou céu muito favorável. Classifiquei o esforço de procurar e identificar o objeto igual ao que tenho para observar cometas de baixa magnitude. 

Agora, é melhorar a técnica, aprender um pouco mais, passar pelo tempo de iniciante/aprendizado na comissão e começar a enviar os meu relatos para a AAVSO.

Como prêmio,  tem a bela estrela da Alphard , do Árabe, "Solitária", que usei para testar o foco da câmera no telescópio antes de tentar fotografar R Car.





Foi uma noite legal, de descontração e de alivio do stress. 







segunda-feira, 19 de abril de 2021

Catálogo Astronômico Jatobá

 Um catálogo para observações no hemisfério sul.

Eu li no site da AAP sobre o catálogo Jatobá, e achei engraçado não conhecer ele antes. 

Pesquisando um pouco, descobri que ele foi feito pelo "astrônomo Tasso Napoleão, em parceria com outros astrônomos da antiga Associação de Astrônomos de São Paulo" ná década de 80, século passado.... 

Mas encontrei pouquíssimas referencias a esse catálogo na internet. 

E achei interessante, já que foi feito por Brasileiros, para brasileiros observarem o céu no hemisfério sul, já que muitos objetos do catálogo Messier ou Cawdel são complicados por estarem muito baixo ao norte para nós.

Abaixo o artigo muito bom da revista Macrocosmos (que saudades dessa revista) , na página 30:

http://acervoastronomico.org/.../MACROCOSMO/macrocosmo21.pdf

E ao final da matéria, tem uma compilação feita em 2004 do catálogo.

E no novo site da AAP(Associação Astronômica de Pernambuco) , tem uma matéria explicando sobre o catálogo, e uma iniciativa de envolver mais pessoas a observar por ele e obter uma "graduação" da lista de objetos visualizados.

https://www.astroideias.com/post/o-que-%C3%A9-o-cat%C3%A1logo-jatob%C3%A1

Mas, não achei mais referencias, ou uma publicação do catálogo mais antiga.

Verei se consigo observar alguns desses objetos...