Relato do cantinho do Tele:
Tenho tentando observar estrelas variáveis, fazer um acompanhamento e registrar os dados. Até me candidatei a participar de um grupo de observadores de estrelas variáveis, a Comissão de Estrelas Variáveis da UBA, onde fui aceito.
Este grupo reporta suas observações para a AAVSO.org, (Assossiacao Americana de estrelas variáveis). Com isso podemos tem um gráfico da variação de brilho das estrelas com contribuição de muitos voluntários, coisa que sozinho seria bem mais impreciso e com poucos dados.
Para iniciar, peguei duas estrelas , S Car e R Car, ambas na Constelação de Carinae.
S Car é tranquilo de observar por binóculo 7x50, é relativamente fácil de localizar no Céu, E é bonita, pois é uma estrela de espectro avermelhada, por isso ela se destaca das estrelas ao redor.
R Car, já foi mais complicado para mim, com estrelas com Magnitude 8, 9 ou 10 e até mais fracas, acredito que só em uma chácara com céu mais escuro (Classificação 3 ou 4 na escal de Bortle) será possível para uma observação com binóculos.
Por isso, resolvi me aplicar um pouco, e tirei algumas fotos com a Câmera fotográfica e o telescópio aqui do quintal de casa.
Abaixo listo meu passos para conseguir observar essa estrela:
Primeiro, fiz a astrometria para garantir que fotografei a estrela certa, por isso utilizei o site Astrometry.net e enviei a foto para analise, com o resultado abaixo:
- Cross post com o http://www.nevoeiro.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário