segunda-feira, 27 de abril de 2009

Evento Escola Santa Maria - 24-04-2009




Na sexta (24-04-2009) o Grupo Nevoeiro foi convidado para participar de un evento, proporcionando uma sessão de observação astronômica para um grupo de alunos que estavam realizando um retiro na chacara da escola.

O encontro foi na casa do Celso, e com um tempo nublado e chuvoso. E resolvemos ir mesmo assim, ao chegar na chácara Santa Maria em Almirante Tamandaré, o céu abriu um pouco.

Montamos os telescópios e organizamos o que seria mostrado aos alunos, cada tele com um ponto fixo:

- Tele 360mm do Celso - Eta de Carine
- Tele 250mm do Filó - ômega do Centauro
- Tele 150mm do Martins (eu) - Caixinha de Jóias
- Tele 114mm do Augusto - Saturno.

O tempo fechou e em seguida abriu novamente e conseguimos realizar o evento, onde muitos adolescentes e seu entusiasmo típico apareceram para observar.

Após algumas filas e repetir sei lá quantas vezes onde estava a caixinha de jóais, o grupo dispersou, e eu fiquei com alguns alunos (6 ou 8 adolescentes) e o professor Fausto e seu filho, que queriam ver mais objetos, e acabei mostrando para eles:

- Antares - Estrela de espectro vermelho
- Dupla Alpha do Centauro
- M6 no escorpião
Além de mostrar o laser verde umas 40 vezes como funcionava.

Apoś isso, os alunos recolheram-se e nosso grupo guardou o material e fomos embora. Só tive tempo para duas fotos antes do evento, de todos do Nevoeiro frete a tele de 360mm do Celso.

Os repórteres da PUC (Jornal Comunicare) estiveram presentes, para mais uma sessão de fotos, puxa e quantas fotos... quero um flash daqueles.... :). Pena que foram embora cedo. No fim, nem consegui conversar com eles direito.

Bom, o evento foi bacana, pena que com a "animação' dos alunos, não consegui tirar mais fotos do eventos, e ainda tive que salvar meu tripé fotográfico no meio de alguns alunos que insistiam em fazê-lo virar um alienígina.

Um comentário: