segunda-feira, 22 de junho de 2009

Observação Cordilheira - 20-06-2009



Na foto, da esquerda - Augusto, "Alemão", Otávio e Reginaldo

Eu, Reginaldo, o filhão Otávio, chegamos as 17:00hs no Clube da Cordilheira em Rio Branco/PR.

Montamos o acampamento, e notamos a grande humidade do ar e que seria uma observação bem molhada.

Ao anoitecer chegaram outros amigos do Grupo Nevoeiro (Celso, Leandro, Rita, Eliane, Alex, André, Fabiano, Jeronimo e Melissa) e alguns participantes do Cacep.

O céu estava bacana, mas como a humidade atrapalhava, e perto das 23:00 hs o céu fechou com muita nebolusidade. Isso desanimou alguns colegasdo Grupo Nevoeiro, que resolveram ir embora.

Como eu e o Reginaldo somos teimosos, queriamos mais, e apostamos que o céu ia abrir... e ABRIU.


Perto de 01:00 da manhã, o céu voltou abrir, assim eu, Reginaldo, Bora (do Clube do Parapente) e o FAbiano, ficamos até umas 04:00hs observando. Só paramos a cada 1 hora para desembaçar o secundário, que por causa da alta humidade condensava.

Minha lista de objetos que lembro, já que não anoto na hora:

Fora o show dos meteoros riscando o céu, contei 18 desta vez, dois na ocular :)

Eu e o Reginaldo vamos anotar o que nossos convidados falam ao olhar pelo Telescópio Mike360mm, os palavrões não vou publicar, mas gostei da
frase usada pelo Fabiano, "tudo cresceu neste telescópio"


Enfim o cansaço venceu e fui tirar uma soneca (4:30h) Ao amanhecer(7:00h) o Mike tinha tomado banho literalmente, fiz o tradicional café, e
voltamos para casa.

Foral alguns detalhes, a noite foi proveitosa.

Nota: Reescrevi o post, para listar melhor o que foi observado. E arrumar a redação que estava horrível

10 comentários: