quarta-feira, 30 de maio de 2012

Buscadora Laser Verde para telescópios






Fazia um tempo que eu uso o laser verde para localizar objetos no céu com o telescópio, mas sempre manual, encostando o laser no telescópio... e muitas vezes eu perdia a precisão, é manual, as vezes com erros de até 5 graus do objeto... E isso frustra na hora de olhar na ocular e ver o breu....

Ontem passeando pela página do Alexandre Milito (http://goo.gl/6g6Kc), vi que ele construiu um suporte para o laser dele de um T de pvc... isso me deixou bem curioso.

Dei uma procurada nas tralhas a noite e achei um cano de alumínio, a idéia foi rápida, o laser praticamente encaixa dentro dele, foi só fazer um furinho para o botão de liga/desliga e montar um suporte em alumínio. Pronto, minha Buscadora Verde estava pronta

O resultado foi bem satisfatório, já fiz o teste no dia mesmo, basta alguns minutos para fazer a calibração da buscadora verde, e pronto, alvo na mira = objeto na ocular.

Falta dar uma polida no alumínio e fazer uma acabamento, assim que terminar tiro umas fotos melhores.

Aproveitei e tirei fotos da minha maleta de oculares, aproveitei uma velha bolsa de notebook, e ela serviu direitinho para meu propósito, agora transporto minhas oculares com proteção e praticidade, tem até local para os mapas e livros :)

5 comentários:

  1. Oi Marcelo, Adorei a solução de massa e mira. Simples e prático. Amo soluções minimalistas. Parabéns.
    Alfonso

    ResponderExcluir
  2. Além de prática a maleta ficou bonita como um todo e este local para guardar mapas ficou um "must". Parabéns de novo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ! Marcelo pela criatividade.
    Gostei muito da maleta .
    Grato por compartilhar

    ResponderExcluir
  4. Boa solução, Marcelo ! A minha solução para o meu laser foi um pouco mais simples : colei com epoxi um pedaço de ímã de uns 10 cm e bastante "forte" na caneta e ela fica "aderida" ao OTA, ao lado da buscadora, reduzindo quase a zero a diferença entre o facho do laser e a visão.
    Abraços e gostei da maleta !

    ResponderExcluir
  5. Srs, tenho um telescopio vixen L110 e minha buscadora XY Dot finder queimou e segundo o técnico eletrônico ela esta inutilizada. Estou tendo dificuldades de conseguir outra. Alguém tem uma ideia de como adaptar uma caneta ou algo parecido.

    Grato. Carlos

    ResponderExcluir