sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Cometa ISON em 13/11/2013

Relato da Observação de 13/11/2013

Eu não fiz anotação para reportar rigorosamente, mas vou colocar minha visão simples e de como foi a madrugada de quarta.

Chegamos (eu e a Elaine) na fazenda em São Luiz do Purunã/PR, perto da meia-noite. O Fernando já nos recebeu com sua alegria costumeira e falando do C9 do Antonio.

Enquanto eu montava o telescópio, o Antonio guardava seu telescópio pois teria que voltar para Curitiba, e após algumas conversas sobre algorítimos, linguagens de programação meu telescópio estava montado.

01:00AM comecei olhando Júpiter, com três luas e 1 em ocultação (Europa). Aproveitei e testei meus filtros coloridos da Celestron, e o o Azul 80A foi muito proveitoso para realçar o planeta. Aproveitei aumentos com as Oculares ED de 8mm e 5mm, com a Baader de 8mm da Elaine, e as ortoscópicas do Fernando 8 e 5mm se não estou enganado. Acompanhamos a saída de Europa da ocultação.

Mesmo com a lua forte a Oeste, observei a Nebulosa de Órion(M42), e ela estava muito bonita (acredito que era a saudades de ver a nebulosa) . Coloquei o Filtro  Oxigen III que destacou a nebulosa. O filtro colorido Azul 80A também destacou a nebulosa.

Depois passei pelas Pleiades (m45), M41 no Cão Maior. Com a lua descendo no horizonte olhei a Nebulosa da Tarantula(C106) , eta de Carinae(C96) e 47Tucanae(C104).

Cometas:

C/2012 V2 Linear - Tentei olhar este as 03:50 , entre o Cruzeiro do Sul e Ômega do Centauro, mas esta com magnitude 13, fora do limite visual da noite.

C/2013 R1 Lovejoy - 04:00AM A Elaine achou ele pelos binóculos , confirmando no mapa com o Fernando, Mag 8. Eu coloquei as coordenadas no Goto e o Telescópio acertou de primeira. Um coma notável por binóculos, e nítido no 254mm, observei com o oculares de 32mm e 15mm.
Aqui uma bela foto do Fernando:


C/2012 S1 Ison - Este dei sorte, na primeira tentativa, estava atrás de uma árvore. Esperei alguns minutos, brinquei com o telescópio voltando ao Lovejoy, e depois voltei para o Ison.  Lá estava ele, quase no meio da ocular, o coma, muito claro contra um ceu cinza claro. A mag no stellarium era de 6, mas muito difícil de qualificar no ceú cinza e sem estrela perto para comparar.


Fique esperando ele subir, e fui olhar , acompanhar e atrapalhar o Fernando com seu auto-guide nas fotografias do Lovejoy.

Mas em 10 minutos o sono foi irresistível  e as 05:00AM deitei no banco ao lado da mesa e "ronquei".

Acordado pela Elaine com o dia clareando, guardei as coisas rapidamente e as 06:10 estávamos voltando pois tinha compromisso as 07:00 com a escola do filho.  Acredito que foi a primeira vez que vi o Fernando suar guardando seus "diretórios" , desculpe pelo apuro Fernando.

Na volta fomos presenteados com uma bela neblina ao longe nas áreas mais baixas, um belo visual.

E foi assim uma bela madrugada de caça a cometa.





2 comentários:

  1. Maneiro isso! Me amarro também, mas nunca tive oportunidade de comprar um telescópio, ainda mais por causa da poluição de luzes do RJ. Não sei se eu conseguiria ficar viajando para poder achar um lugar adequado, mas realmente vontade de olhar para o céu é muito grande. Esse seu telescópio é caseiro ou profissional? Lembro que vc havia montado um, mas roubara (pena). Deu para montar outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Olá Roger. Então, tenho dois teles, um mais antigo de 150mm artesanal, e para substituir o roubado comprei um com motorização. Aqui em Curitiba, vamos a chácaras entre 30 a 50km de distancia para observar galáxias e nebulosas. Infelizmente nas cidades grandes só a lua e objetos brilhantes.

      Excluir