quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Primeira Observação de 2016

Consegui minha primeira observação de 2016, em 12 de Janeiro de 2016, consegui um céu limpo para uma observação no quintal de casa.

Estimei a magnitude visual limite em 4.

Apontei para M42, e lá estava, a majestosa nebulosa.

Meus horizontes são limitados, mas consegui olhar vários asterismos, tirando assim as férias dos instrumentos, afinal, desde Agosto não tinha conseguido mais nenhuma obervação.

Aproveitei para testar uma ocular Vixen NPL de 40mm, padrao 1,25.

Gostei do desempenho, bom campo e sem distorções nas bordas,  com baixo aumento. Ocular boa para aglomerados abertos. Confortável para os olhos, sem blecautes.

O curioso, que comparando visualmente, ela tem o mesmo campo que a minha Celestron Xcell-LX de 25mm, confirmando minha opinião que para visual oculares de grande campo são excelentes aquisições para objetos de Céu profundo.

Abaixo a listinha de objetos, iniciei a observação as 23:00hs  e finalizei  02:30 da madruga com presente de Júpiter, com um Trânsito da lua Io.

M42 - Majestosa, bom contraste.
Pleiades pelo Binóculo
C41 - Hyades https://en.wikipedia.org/wiki/Hyades_(star_cluster)
M78 muito fraca
Ngc2244 open cluster em monocerus
Ngc2516 cluster em carina
Ngc2070 tarantula
Ngc3372 eta carine
Ngc3532 opencluster em carina
C102 pleiades do sul - Os belos 5 diamantes azuis...
C80 Omega Centauro com pouco contraste.
NGC 4755 - Caixinha de Joias - Linda como sempre :)
Jupiter com Transito de IO as 02:30 13/01 GMT -2



Fui dormir com um sorriso no rosto :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário